Em meio a pandemia, ocupação no Jardim das Margaridas tem acesso à saúde municipal recusado e 80 famílias ficam expostas ao risco de contaminação

0
725

A vereadora Marta Rodrigues enviou ofício à secretaria municipal de saúde nesta quarta (25) alertando a situação da Ocupação Maria Felipa que sofre também com surto de dengue e Chikungunya

A vereadora Marta Rodrigues, líder do PT na Câmara, enviou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde pedindo a atenção da prefeitura para a situação da Ocupação Maria Felipa, em Jardim das Margaridas, que está sem o acesso básico de saúde (postos, agentes comunitários), e que por conta da sua situação cadastral, corre o risco de ter 80 famílias despejadas em meio a pandemia do coronavírus.

Sem nenhum cobertura dos programas e ações de saúde municipal, a Ocupação luta para se fazer reconhecida como território para enfrentar, com o apoio da saúde pública, a pandemia do coronavírus e o surto de dengue e chikungunya na região.

“È uma ocupação que existe há muitos anos e tem enfrentado dificuldade para ser reconhecida, tendo o acesso à saúde negado, dificultado. Eles já sofrem com o surto de dengue e chikungunya, e agora, com o coronavírus, os riscos dobraram e estão completamente desassistidos”, afirma Marta.

A coordenadora estadual do MSTB e liderança da ocupação, Maria Lucianne Ferreira, se mostra preocupada com o fato do território ainda ser considerado informal e ter dificuldade de fazer registro cadastral por conta da ameaça de reintegração de posse que pode despejar famílias que somam em torno de 150 pessoas.

“Quando essas pessoas vão ao posto, elas não tem cadastro, pois a região onde eles moram não recebem a cobertura do programa de saúde do município. Nossa luta é fazer com que nosso território seja reconhecido e dessa forma sejam cadastrados, recebendo visitas periódicas de agentes de saúde, tendo consultas e exames incluídos no programa do município. Estamos desassistidos”, lamenta.

O assessor técnico, arquiteto e urbanista, Rodrigo Carvalho, acompanha a luta da ocupação há muitos anos e afirma que é extremamente preocupante a situação das famílias. “Existem varias ameaças agora com a pandemia o medo e preocupação esta deixando todos alarmados. Além da ameaça que vem ocorrendo há mais de três anos que é o processo de reintegração de posse”, informa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira um comentário
Por favor digite seu nome aqui